Portal do Governo Brasileiro
2012 - Livro Vermelho 2013

Polygala pseudoerica A.St.-Hil. & Moq. EN

Informações da avaliação de risco de extinção


Data: 23-01-2014

Criterio: B1ab(i,ii,iii,iv)+2ab(i,ii,iii,iv)

Avaliador: Raquel

Revisor: Luiz Santos

Analista(s) de Dados: CNCFlora

Analista(s) SIG: Marcelo, Thiago

Especialista(s): José Floriano Pastore


Justificativa

Espécie endêmica do Brasil, com ocorrência exclusiva no estado de Minas Gerais, no Planalto da Diamantina (Pastore com. pess.). Subarbustos, cuja espécie e suas variedades, ocorrem nos Campos Rupestres e Campos Limpos associados ao domínio Cerrado (Marques, 1988). Apresenta EOO de 3.693 km², AOO de 52 km² e está sujeita a até cinco situações de ameaça, considerando as localidades de ocorrência. São ameaças a mineração e a expansão da agricultura, havendo altos índices de degradação ambiental no município de Diamantina em decorrência destas atividades (Fernandes et al., 2005). Estes fatores resultam em um declínio contínuo da EOO, AOO, qualidade do hábitat e subpopulações. Assim, são necessários investimentos para o planejamento de ações para a conservação da espécie e para monitoramento e controle das ameaças incidentes.

Taxonomia atual

Atenção: as informações de taxonomia atuais podem ser diferentes das da data da avaliação.

Nome válido: Senega pseudoerica (A.St.-Hil. & Moq.) J.F.B.Pastore;

Família: Polygalaceae

Sinônimos:

  • > Polygala pseudoerica ;
  • > Polygala pseudoerica var. juniperoides ;
  • > Polygala pseudoerica var. pseudoerica ;

Mapa de ocorrência

- Ver metodologia

Informações sobre a espécie


Referências

- Fernandes, E. A.; Cunha, N. R. D. S.; Silva, R. G. D. 2005. Degradação ambiental no Estado de Minas Gerais. Revista de Economia e Sociologia Rural, 43 (1): 179-198.

- Marques, M.C.M 1988. Polígalas do Brasil V. Seção Polygala (Polygalaceae). Arquivos do Jardim Botânico do Rio de Janeiro 29: 1-114.

Como citar

CNCFlora. Polygala pseudoerica in Lista Vermelha da flora brasileira versão 2012.2 Centro Nacional de Conservação da Flora. Disponível em <http://cncflora.jbrj.gov.br/portal/pt-br/profile/Polygala pseudoerica>. Acesso em .


Última edição por CNCFlora em 10/03/2015 - 16:12:55